Mundoware

Papel Fotográfico

Mostrando 102 Produtos em 5 páginas
Mostrando 102 Produtos em 5 páginas

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Papel Fotográfico

O papel fotográfico é extremamente procurado para eternizar os momentos. Hoje, é extremamente comum ver fotos tiradas pelo celular e postadas nas redes sociais. As pessoas fazem isso diariamente, gerando um conteúdo que fica para sempre registrado na internet. Mas, para muitos, isso não é suficiente, sendo necessário ter a versão física daquele momento.

Um dos destaques no uso do papel fotográfico é a qualidade. Realizar a impressão em outros tipos de folhas fará com que a queda de qualidade seja brutal. E é exatamente por este ponto que o produto vem ganhando espaço no mercado.

Isso se dá, principalmente, pela diminuição da resolução oferecida pelas câmeras de smartphones. Este recurso faz com que você compartilhe as fotos de maneira prática pelo WhatsApp, por exemplo. No entanto, acaba se tornando prejudicial no momento em que o objetivo é realizar uma impressão.

E o mecanismo da impressora também pode exigir tamanhos diferentes para o papel. O que vai definir este aspecto é a finalidade da foto, assim como a qualidade e o formato em que ela está disponível.

Se for uma panorâmica, por exemplo, você precisará de uma medida mais horizontal, como 11x17. Já as fotos mais comuns geralmente são impressas no tamanho 10x15. As diferenças também surgem na produção de pôsteres, placas, calendários e assim por diante.

Também é importante destacar que há uma série de distinções entre modelos de papel fotográfico. Cada um possui um revestimento, pensado justamente para a sua finalidade. O tempo de uso também deve ser considerado, pois alguns trabalhos são pensados para uma duração mais longa. Tudo vai depender do produto escolhido e do objetivo do projeto.

 

 

Resolução

O primeiro passo é não comprometer a qualidade da sua impressão por conta do tamanho do arquivo. Por isso, é fundamental não mantê-las em baixa resolução apenas para economizar no tamanho. Não vai adiantar imprimir no papel correto se a resolução da imagem estiver baixa. O resultado ficará totalmente distorcido.

Para evitar esta situação, basta seguir uma regra básica. Se você deseja realizar uma impressão de imagem no formato 10x15, é necessário manter um arquivo com três megapixels, no mínimo. Se o tamanho for menor, é praticamente impossível que o resultado final contenha a qualidade necessária.

Caso este não seja o problema, é indicado investir na gramatura do papel. Quanto maior for o volume neste quesito, maior a qualidade no resultado. Isso significa que a imagem possuirá um nível maior de nitidez, com ganho de brilho e de cor. É isso que difere a impressão comum de uma profissional.

No caso de impressões profissionais, é claro que o indicado é utilizar câmeras fotográficas de alta resolução para que as fotos fiquem perfeitas quando impressas.

Outro ponto é importantíssimo da discussão. As peças impressas que trazem maior nível de qualidade também são as que durarão mais. Dessa forma, é preciso investir em papéis fotográficos qualificados para itens que vão ser utilizados por muito tempo.

Sabemos que o custo-benefício também é um fator a ser considerado. Para quem imprime imagens em larga escala, dificilmente será impossível investir no papel de melhor qualidade. Existem opções mais baratas, que podem manter a excelência do resultado.

Você pode avaliar, pensando em custo por folha, qual é a melhor estratégia para o seu projeto. O importante é não abrir mão da qualidade usando folhas comuns, como o sulfite. As fabricantes de impressoras também apontam excelentes alternativas por um custo menor, dependendo do volume.


Tipos De Papel Fotográfico

Este é um item fundamental para que o resultado seja satisfatório. É necessário conhecer as diferenças entre todos os papéis fotográficos, indicando o melhor de acordo com o objetivo. Isso fará total diferença no seu investimento.

O papel fotográfico brilhante é o mais indicado quando o assunto é retrato. Ele se destaca principalmente pela sua qualidade de acabamento, o que torna o momento eternizado muito mais vívido. Mas há um detalhe importante: deixe-o secar por 48 horas após a impressão, pois há o risco de ficar grudado em suportes de plástico ou vidro.

Além disso, existe também o papel fotográfico fosco, que ganha destaque pela sua alta resolução. A ausência total de brilho faz com que a imagem ganhe uma nitidez incrível. Porém, o acabamento é parecido com o de uma folha sulfite.

O fosco é o mais indicado para retratos antigos e em preto e branco, pois quanto menor o número de detalhes e tons retratados, melhor o seu desempenho. Ele possui um número de poros maiores e isso acaba atrapalhando na representação das cores.

Já o modelo semi-brilhante consegue encontrar um meio-termo entre os dois tipos anteriores. Ele não destaca tanto o brilho, mas também não o elimina totalmente como o fosco. Você pode encontrar tons diferentes, mais lustrosos ou acetinados. É preciso avaliar não só o tipo, como também a gramatura do papel para realizar o trabalho.

O papel fotográfico diferenciado é altamente específico. Ele serve justamente para a montagem de telas grandes. Estes papéis possuem uma alta gramatura, o que torna a qualidade do resultado extremamente diferenciada. É o recurso encontrado por profissionais da área fotográfica no momento da montagem de exposições.


Impressão Em Ribbon

Já apontamos as melhores alternativas para a impressão em jatos de tinta, mas também vale destacar as opções para ribbon. São modelos extremamente específicos, mas que estão presentes no mercado com grande relevância.

Neste caso, também é fundamental ficar de olho no tamanho do papel para a impressão. Geralmente, são aplicadas folhas de 15x20 ou 10x15. Dependendo da fabricante, você também escolhe folhas que vão do mais glossy (brilhante) ao mais matte (fosco).

Porém, é necessário ter atenção redobrada ao que a marca de impressora pede. Algumas funcionam apenas com a aplicação dos produtos específicos, ou seja, se a folha ou a tinta não forem compatíveis, você poderá enfrentar problemas técnicos.


Gramatura

Medida por gramas, a gramatura do papel fotográfico é extremamente importante. É essa variação que vai definir a densidade da impressão, a rigidez da foto impressa e a resistência das camadas aplicadas.

Apesar de precisar de papeis com alta gramatura para conseguir bons resultados, é importante verificar as propriedades da impressora. Há modelos que não conseguem trabalhar com folhas de maior densidade, impossibilitando a impressão. Dessa forma, é sempre importante ver quais tipos de papel fotográfico são comportados pelo seu equipamento.


 

Mundoware
Seja muito bem-vindo à Mundoware®
Especializada em toner, tinta, papel fotográfico, eletrônicos, acessórios de info e muitos outros produtos, a loja surgiu em 2015 com o objetivo de oferecer o melhor custo-benefício do mercado entregando produtos com ótimo preço e qualidade junto com uma experiência de compra descomplicada e segura.
Todos os Direitos Reservados. É vetada a reprodução total ou parcial das informações aqui veiculadas sem a expressa autorização da administração do site. Preços e condições de pagamento são válidos exclusivamente para compras realizadas via internet e poderão sofrer alteração sem aviso prévio.
CNPJ 10.473.915/0001-78 - Rua Presciliano Pinto, 851, Boa Vista - CEP 15025-100
Feito com ❤️ em São José do Rio Preto - SP
Fale Conosco pelo WhatsApp