Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Cabos Óptico e outros
Os cabos são peças vitais na composição de equipamentos modernos. Eles são o elo para que uma série de itens funcione, principalmente quando falamos de áudio, vídeo e energia. Eles conectam não só à eletricidade necessária, como também unem os componentes de muitos aparelhos.
São muitos os equipamentos que necessitam dos cabos para o funcionamento. Isso inclui monitores, impressoras, processadores, televisões, servidores, computadores, DVDs, videogames e muitos outros. Por isso, é fundamental focar naquilo que você precisa.
Cada modelo tem a sua necessidade exclusiva. Dessa forma, é preciso fazer uma verificação antes de efetuar uma compra. Também é fundamental checar se o produto adquirido já vem com todos os cabos necessários para o perfeito funcionamento.
A qualidade dos cabos acaba sendo decisiva para alguns fatores, como a qualidade da imagem na experiência virtual. Os cabos mais utilizados são encontrados com facilidade no mercado, gerando excelente resposta de acordo com os objetivos.
Cabo HDMI
O cabo High Definition Multimedia Interface (HDMI) é um dos padrões mais modernos do mercado. Ele é importantíssimo para transferência de áudio e vídeo digital com extremo desempenho, sendo aplicado em dispositivos que exibem vídeos.
O HDMI foi lançado em meados de 2003 e foi ganhando espaço rapidamente, principalmente por esta facilidade na transmissão de vídeo e áudio em resolução mais alta. Tudo é feito por meio de um único cabo.
São muitos os dispositivos que podem contar com um cabo HDMI. Entre eles, podemos citar TVs modernas, receptores de home theater, DVDs, players de mídia, caixas de satélite HD, smartphones, gravadores, filmadoras e câmeras digitais.
Esta tecnologia é atualizada constantemente, trazendo melhorias para a segurança dos sistemas. A ideia é sempre ir mantendo o tamanho do conector, mas trazendo novos recursos tecnológicos. Mesmo com novos recursos disponíveis, os modelos antigos continuam em operação tranquilamente.
Cabo VGA
O cabo VGA, também conhecido como cabo analógico, funciona muito bem para fazer a ligação entre TV e computador. Também existem outros displays que podem se conectar desta forma. Esse recurso nasceu em 1987, como um grande avanço tecnológico à época.
Este cabo produzia, em média, de 16 a 256 cores com uma resolução de 640x480 pixels, o que foi a resolução máxima alcançada durante muitos anos. Com o passar dos anos, o modelo foi se modernizando e o encaixe sofreu algumas mudanças, tornando-se um conector DB.
O VGA pode ser utilizado em computadores e outros dispositivos como monitores, placas de vídeo e televisores. Existem encaixes diferentes, conhecidos como "macho" e "fêmea". Cada um deles terá pinos particulares para efetuar o encaixe.
Este tipo de cabo não foi extinto do mercado, podendo ser encontrado com frequência em lojas especializadas como a Mundoware. Porém, já existem outros modelos que ocupam esta função, como é o caso do HDMI. Este padrão está cada vez mais distante das placas de vídeo, por exemplo.
Cabo USB
Hoje, o cabo USB é considerado "padrão mundial" entre os aparelhos eletrônicos. Além disso, a maioria dos computadores também já é fabricada com adaptações para este formato, facilitando a conexão entre os itens.
Existem algumas diferenças entre os modelos USB disponíveis no mercado. Apesar de ser considerado universal, este cabo vai variar de acordo com a função do equipamento. Estas mudanças ocorrem para manter itens compatíveis e ceder espaços para os dispositivos específicos.
Entre os modelos, destacamos USB/AA, USB/B, Mini-A, Micro USB, Type C e Lightning. Em grande parte dos casos, é provável que você encontre cabos com duas extremidades, tipo A e B, em um item só.
Tablets e celulares mais antigos vão, seguramente, precisar de um cabo micro USB. Ele ainda é extremamente aplicado em itens de alto-falantes, baterias, microfones e outros. Se você precisar fazer uma reposição de cabo, procure em lojas que vendem itens de boa procedência. Cabos defeituosos podem trazer uma série de problemas aos eletrônicos, incluindo falhas de carregamento e desempenho.
Cabo De Rede
Extremamente conhecidos por estabelecerem a conexão com a internet, os cabos de rede ainda são muito procurados. Apesar do sucesso gerado pelo Wi-Fi, que não exige mais uma conexão por meio de cabos, a taxa de transmissão do cabo ainda é exaltada.
A escolha do cabo de rede vai depender de toda a sua estrutura. É preciso verificar as entradas disponíveis em seu computador, além de checar também a saída disponível no modem. O volume do tráfego da rede também deve ser avaliado, para que não haja perda no processo.
Os cabos compostos por metal, como o de par trançado e coaxial, sofrem interferências diretas. Desta forma, o magnetismo atrapalha o desempenho de forma constante, não permitindo uma transmissão de qualidade excelente. Por isso, evite o uso deste equipamento.
Esse recurso consiste em uma malha de metal que sobrepõe a estrutura do cabo, tornando-o mais resistente. Existe, inclusive, uma mudança de nomenclatura. Os cabos de par trançado, neste estilo, são conhecidos como STP.
Hoje, há outra maneira extremamente moderna de se realizar a transmissão de dados de internet. Trata-se da fibra ótica, que se apropria da luz para realizar o processo. Esse tipo de conexão não sofre interferência de outros elementos presentes no sistema.
Outros Tipos De Cabos
Como dissemos, cada tipo de cabo atende a uma necessidade diferente. Sendo assim, é sempre bom verificar no manual do seu equipamento ou no site do fabricante quais são as especificações mais adequadas para que você não jogue dinheiro fora.
Outros tipos de cabos, além dos citados, incluem os de áudio, vídeo e energia. Navegue por nossa loja e compre cabos com qualidade e segurança!