Você tem dúvidas sobre o que é o filamento 3D e sobre como ele funciona? Se a sua resposta for "sim", saiba que neste artigo nós selecionamos as informações mais relevantes sobre o assunto. Você encerrará essa leitura sabendo não só o que é o filamento 3D como saberá também para que ele serve e quais são as diferenças entre os três tipos principais. Apenas não esqueça de que, para ter todas essas informações, é necessário ler o artigo até o final! Vamos à primeira questão?
O que é o filamento 3D? Entenda a definição e sua utilidade
Para entender o que é o filamento 3D, partiremos do conceito básico do que é "filamento". Filamentos são fios ou fibras. No caso dos filamentos 3D, esses fios são compostos de polímeros termoplásticos. Isso significa que a composição envolve plásticos que, quando aquecidos, atingem um estado pastoso. No entanto, esse plástico vem em formato de fios enrolados em um carretel. Além disso, já adiantamos que há tipos diferentes de filamento e essa diferença está no tipo de polímero de que cada um deles é feito. Falamos sobre isso mais abaixo! Os filamentos em questão recebem o nome de 3D porque sua produção tem o objetivo de servir como a base para a formação do que a impressora moldará. Ou seja, quando uma impressora 3D constrói objetos completamente personalizados do zero, os filamentos são o material utilizado para isso. O ponto impressionante é que o produto de uma impressora desse tipo pode ser tanto um objeto de decoração para a sua casa quanto um grande item que montadoras usarão como ferramenta, por exemplo. Não importa o tamanho ou a complexidade do que será feito, a construção parte dos filamentos.
Como usar o filamento 3D da maneira certa?
Agora que você já sabe para que servem os filamentos 3D, deve saber que existem 3 tipos principais que são usados para fins distintos. Os tipos são:
- PLA: seus fios são feitos de ácido polilático;
- PETG: seus fios são feitos de polietileno tereftalato de etileno glicol, isto é, PET com glicol;
- ABS: seus fios são feitos de acrilonitrila butadieno estireno.
Como já comentamos mais acima, o material usado na composição dos filamentos é um fator distintivo. Ademais, cada um deles tem instruções específicas de uso.
Quais as principais diferenças entre os tipos de filamento 3D?
Além do tipo de material, observamos os seguintes pontos distintivos nos três filamentos:
A temperatura de extrusão é diferente
Para começo de conversa, explicamos o que é temperatura de extrusão. Em linhas gerais, "extrusão" é o nome do processo mecânico em que um material toma uma forma específica. Assim, a temperatura de extrusão de um filamento diz respeito à temperatura a que ele deve ser submetido para que o processo de moldagem seja satisfatório. Cada um dos 3 tipos de filamento tem uma temperatura de extrusão. Confira abaixo:
- PLA: 190-220 °C;
- PETG: 220-240 °C;
- ABS: 230-250 °C.
As finalidades são distintas
A depender do produto que você deseja imprimir, é interessante usar um ou outro filamento. Por exemplo, se o que você deseja é ter peças impressas com cores vivas e um excelente acabamento, o PLA é mais adequado porque tem boa compatibilidade e degradabilidade, fora as propriedades mecânicas e físicas desejáveis para esse objetivo. Ou seja, trata-se de um material fácil de imprimir. Por essas razões, o PLA é o mais popular entre os filamentos. O PETG, por outro lado, é um filamento que conserva as características atraentes do PLA, mas é um pouco mais resistente. Por esse motivo, o PETG é a escolha mais adequada quando o objetivo for imprimir peças que precisam absorver impactos. Por fim, o ABS é o filamento mais resistente ao calor e também é o mais utilizado para impressões que requerem maior rigidez. Apesar de o PETG ser um pouco mais resistente que o PLA e, por isso, compartilhar um pouco da resistência do ABS, ele não é tão popular quanto o ABS.
O manuseio da impressora é diferente
Para cada tipo de filamento, é necessário tomar cuidados diferentes na hora da impressão. No caso do PLA, o problema que você pode enfrentar é com o gotejamento, pois mesmo quando o segmento está no final, devido à alta fluidez do material, ele continua fluindo. A fim de evitar impressões indesejadas, é necessário alterar as configurações de retração. Se você está usando o filamento ABS, um problema que pode enfrentar é sentir que o material é um pouco mais difícil de imprimir. Por isso, normalmente é melhor utilizar uma impressora fechada a fim de evitar correntes de ar e facilitar o processo de impressão. Por fim, no tocante ao PETG, o importante é usar velocidades de impressão moderadas ao longo do processo. Enquanto a impressão da primeira camada deve ser mais lenta, a impressão das demais ocorre com uma velocidade aumentada.
Considerações finais
Neste artigo, você aprendeu muitas informações relevantes sobre o que são os filamentos 3D. Por exemplo, você já sabe que eles funcionam como matéria-prima para que as impressoras produzam produtos impressionantes. De objetos muito pequenos, como miniaturas, a itens grandes, como peças usadas em montadoras, a capacidade de precisão das impressoras 3D é altíssima. Contudo, mesmo entre os filamentos, há propriedades distintas que fazem a escolha entre um ou outro fazer mais sentido. Dessa forma, o resultado é mais satisfatório. Agora que você já sabe as principais características dos três filamentos mais relevantes no mercado, terá condições de escolher o filamento 3D mais apropriado para os seus objetivos aqui na Mundoware. Além dos filamentos, contamos com uma gama variada de suprimentos para impressão, como cartuchos e toners. Você encontra todos os produtos, incluindo os filamentos 3D, em nossa loja. Em nosso blog, disponibilizamos conteúdos informativos completos, como esse que você acabou de ler. No entanto, não abordamos apenas o universo das impressões. Além de falarmos sobre impressoras e papel, produzimos artigos sobre empreendedorismo, trabalho remoto, ambiente de trabalho e muito mais. Precisando saber como ser mais produtivo no home office ou qual o melhor microfone disponível no mercado? Nós temos sugestões ótimas para te ajudar!