Você se lembra quando precisava plastificar um documento para protegê-lo do calor, da umidade e da sujeira? Pois esse processo é feito com o Pouch Film. O plástico para plastificação, ou "pouch film", oferece um acabamento firme e duradouro a diversos documentos, como RG, CPF e título de eleitor. Além de ser um produto que varia bastante de preço, pois existe Polaseal de tamanhos e espessuras diferentes, o plástico para plastificação depende de uma máquina plastificadora. Quer entender melhor sobre o que é Polaseal e suas aplicações? Então acompanhe nosso artigo de hoje!
O que é e para que serve o Pouch Film?
Esse plástico envolve o documento em um processo de aquecimento na plastificadora, sem nenhum ponto de entrada ou saída, evitando, assim, que o material estrague com o tempo. E como existem documentos muito importantes e que manuseamos com frequência, plastificá-los é uma excelente ideia de preservação. Mas se engana quem pensa que o Polaseal é apenas um plástico para plastificação de RG, CPF, carteira de motorista e título de eleitor. O Polaseal também é um material muito comum para proteger e dar acabamento para cardápios de restaurantes, banners, certificados, entre outros tipos de papéis, cujo interesse é evitar o desgaste ou acidente. Falando em papel, que tal conhecer o papel couchê e suas principais aplicações? Ele tem como base o papel offset e possui diferentes gramaturas, tamanhos e tipos, podendo ser usado para flyers, cartões de visita e livros.
Qual o melhor plástico para plastificação?
A pergunta ideal é "qual o melhor Polaseal para cada tipo de documento?", visto que há uma variedade de tamanhos e espessuras. Porém, a dúvida é bem mais para evitar desperdício e aquele famoso corte após a plastificação, que pode não sair perfeito. Embora o plástico Polaseal mais utilizado e vendido no mercado seja o A4 e com espessura de 125 microns, há também no tamanho A3 para cartazes e cardápios maiores. Nesse sentido, vale a pena conhecer alguns tipos de documentos/papeis para cada tamanho do Polaseal, a seguir:
- RG (79 x 108mm / 80 x 111mm)
- CPF e Título de Eleitor (66 x 99mm)
- Carteira de Motorista (73 x 108mm)
- CNPJ (121 x 191mm)
- Folha A3 (303 x 426mm)
- Folha A4 (220 x 307mm)
- Meio Ofício (158 x 220mm / 170 x 226mm)
- Ofício (226 x 340mm)
- Crachá (54 x 86mm / 59 x 86mm)
- Reservista (76 x 216mm / 98 x 136mm)
- CIC/Título (60 x 90mm / 70 x 100mm)
Esses são apenas algumas aplicações do Polaseal, mas na hora de comprar, você pode verificar no plástico os seus principais usos. Em sua grande maioria, os plásticos para plastificação são resistentes ao calor, à prova d'água e possuem proteção UV. Isso explica por que os documentos plastificados são tão duráveis mesmo com a ação do tempo e com o descuido do usuário. Há muita tecnologia envolvida no Polaseal. Na Mundoware, por exemplo, você vai encontrar plásticos para plastificação nas espessuras de 125 microns e nos seguintes tamanhos para plastificar com Polaseal:
- A4 (220 x 307)
- Ofício II (226 x 340)
- A3 (303 x 426)
- RG (80 x 111mm)
Como funciona o processo de plastificação com Pouch Film?
A plastificação deve ser feita em uma plastificadora, que veda o plástico em um processo de aquecimento. O ideal é deixar uma margem de até 1 cm para lacrar de maneira perfeita, uma vez que a vedação ocorre quando há o contato entre os plásticos do Polaseal. Por isso é importante escolher o tamanho e espessura ideais para cada tipo de documento, assim será possível deixar uma margem de meio a 1 cm. Às vezes, é necessário passar na plastificadora duas vezes para garantir a vedação. Mas, apesar de fácil, é importante seguir algumas dicas para evitar que o plástico perca sua durabilidade. Para isso, saiba que o processo será um sucesso em caso de:
- Textura brilhante;
- Equipamento aquecido;
- Cantos arredondados.
Após a plastificação, verifique se não há bolhas ou textura fosca no plástico. Se sim, é sinal de que ali não houve vedação correta, já que o ideal é um acabamento brilhante. Além disso, tenha certeza de que o equipamento está aquecido, antes de colocar o documento na película. Pode ser que um processo antecipado seja a causa da falha de vedação. Por último, faça cantos arredondados com uma canteadeira para uma finalização perfeita, pois as pontas retas machucam os clientes. A boa notícia sobre isso é que já existem plásticos Polaseal com cantos redondos. Assim, você reduz a sua mão de obra, facilita o trabalho de diversos tipos de documentos e economiza seu tempo para atender mais clientes. O resultado é um documento protegido por muito tempo, seja da sujeira ou de rasgos por conta de manuseios.