Interessado nas características e nos usos do papel couchê? É justamente sobre isso que falaremos hoje. Além disso, abordaremos também os diferentes tamanhos e os tipos mais relevantes no mercado. Outra informação relevante que você encontrará aqui diz respeito às características do papel couchê, em todas as suas modalidades. E então, vamos lá?
O que é o papel couchê?
O papel couchê é, em linhas gerais, um papel que tem como base, normalmente, papel offset, ou seja, aquele papel que lembra o sulfite, mas é menos poroso e absorve mais tinta. Contudo, esse papel recebe um revestimento dos dois lados a fim de que ele tenha qualidades variadas. São exemplos dessa qualidade o peso, mais brilho e mais suavidade. Além disso, o revestimento pode ter como objetivo a redução de uma característica, como é o caso daqueles em que a absorção da tinta é menor. Vale destacar que um dos principais objetivos desse tipo de papel é evitar que o brilho interfira na visualização do conteúdo impresso, seja ele uma imagem ou um texto.
Principais características do couchê
Mais adiante, falaremos sobre os tipos e usos do papel couchê, mas antes de chegarmos lá é importante que você conheça suas principais características.
Gramatura
A gramatura é uma característica que diz respeito à densidade do papel. Ou seja, ela indica a proporção de massa por metro quadrado. O papel couchê pode ter diferentes gramaturas. Entretanto, elas costumam variar entre 90 e 300 g/m². Mesmo no menor extremo em termos de gramatura, ou seja, 90 g/m², ele nunca é menos denso que um papel sulfite, que tem 75 g/m² por padrão.
Grafia
Uma característica importante de destacar é a maneira como podemos nos referir ao papel couchê. O nome desse tipo de papel pode ser grafado como "couche", "couchê" ou "couché".
Preço
Dado o tratamento que o papel couchê recebe, é natural que o preço desse tipo de papel seja mais elevado que o de papéis como o sulfite e o offset, por exemplo.
Principais tipos de papel couchê
Brilhoso
O papel couchê brilhoso, também chamado de "couchê brilho" ou "papel glossy", tem como características principais a textura lisa e o aspecto brilhoso. Esse brilho permite cores mais vivas e um foco maior nas imagens brilhantes. Por esse motivo, ele funciona muito bem em catálogos, folders, livros e papéis de presente mais sofisticados.
Fosco
Por outro lado, o papel couchê fosco ou matte absorve mais luz e proporciona um melhor trabalho gráfico com cores puras e alto contraste. Seu uso é recomendado principalmente quando há o objetivo de aplicar à impressão uma camada de verniz localizado. Por sua vez, essa camada serve para trazer um efeito diferente que vem do contraste entre o papel e o verniz. Utiliza-se a técnica principalmente para cartões de visita, flyers, convites e calendários.
Quais são os tamanhos do papel couchê?
De modo geral, os tamanhos mais comuns que você encontrará são o tamanho A3, tamanho A4 e tamanho A5. Recomendamos que, além do tamanho, você não esqueça de conferir se encontrou o papel com a gramatura que atenderá aos seus objetivos, como este couchê de 200 g/m², por exemplo. No caso do papel couchê, tamanho e gramatura são dois aspectos para identificar antes da compra, principalmente tratando-se de um produto que requer mais investimento financeiro.
Mas, afinal, quais são os usos do papel couchê?
Agora que você já sabe o que é o papel couchê, falaremos mais profundamente sobre os principais usos do papel couchê. Assim, antes de comprar o produto, você poderá ter a certeza de fazer a melhor escolha.
Capa de livro
As capas com papel couchê brilhoso são belíssimas, principalmente quando são imagens que estampam toda a extensão da capa, isto é, a lombada e a contracapa também. Como já comentamos mais acima, esse tipo de papel permite que as imagens tenham cores mais vibrantes. Logo, chamam muita atenção. Eles se destacam em meio a uma imensidão de livros em uma livraria e despertam o desejo de descobrir o conteúdo nas páginas.
Páginas de livro
Nas páginas de um livro, tanto o couchê brilhoso quanto o fosco funcionam muito bem. Para o leitor, há um conforto maior tanto na hora de passar as páginas, que são mais densas, quanto na hora de observar os escritos e imagens.
Cartão de visita
Se você trabalha com as cores da sua marca em um cartão de visitas, saiba que o papel couchê pode ajudar a evidenciá-las ainda mais. A finalização em brilho ou matte também confere cuidado e profissionalismo à sua imagem, já que o seu cartão é uma extensão de quem você é.
Folder
Precisando confeccionar um material informativo sobre o seu trabalho, serviço ou produto? Imprimir o seu folder em papel couchê tem um efeito similar ao da impressão de uma capa de livro. Cores vibrantes chamam a atenção e despertam no leitor o desejo de conferir o que está escrito ali.
Calendário
Outro produto que fica muito bacana em papel couchê é o calendário de mesa, um brinde muito comum em eventos. Como a gramatura desse tipo de papel é mais densa, os designs de calendário que permitem virar as páginas correspondentes aos meses do ano são muito mais resistentes.
Convites
Por fim, não poderíamos deixar de citar convites em geral para casamentos, festas de aniversário, batizados e chás de bebê. A impressão fosca, nesse contexto, é a mais interessante. A impressão dos convites em papel couchê fica extremamente delicada e sofisticada. Além disso, o material resistente permite guardar essa lembrança por bastante tempo.
Considerações finais
Neste conteúdo, selecionamos para você as informações mais relevantes sobre as características e usos do papel couchê, um produto extremamente versátil e que garante uma qualidade de impressão excelente. Agora você sabe quais tipos existem, as diferentes maneiras de referir-se a ele e as principais maneiras de usá-lo para garantir sofisticação e destaque na ocasião correta. Ao longo do artigo, indicamos outros conteúdos sobre o papel couchê, mas em nosso blog você encontra muito mais informações relevantes para o seu trabalho. Se você trabalha em uma gráfica, em home office ou empreendendo, temos reflexões e conteúdos interessantes que vão te ajudar. Conte com a Mundoware!