O que é HDMI? A era das smart TVs e as crescentes demandas de dados colocadas nos cabos HDMI significam que elas agora têm três graus diferentes sobre os quais você realmente precisa ter pelo menos uma compreensão rudimentar. Apesar de todos esses problemas, as conexões HDMI resistiram. Principalmente porque, apesar de todos os problemas, eles permaneceram quase infinitamente atualizáveis, acompanhando não apenas as demandas do mundo AV, mas, como veremos, o mundo da casa inteligente também. Também é verdade, é claro, que os cabos HDMI foram projetados com a melhor das intenções de simplificar, fornecendo uma solução de áudio e vídeo digital com um único cabo. No entanto, é claro que muitas dúvidas sobre o HDMI foram plantadas ao longo do caminho. No artigo de hoje, vamos abordar os mitos da tecnologia para fornecer apenas os fatos que você realmente precisa saber para entender o que é HDMI.
O que é HDMI?
Os primeiros dias do HDMI datam de 2002, quando os fundadores da tecnologia começaram a trabalhar na primeira iteração, o HDMI 1.0. Na época, a ideia era criar um padrão que fosse compatível com o DVI, um padrão de vídeo que podia ser encontrado em muitos monitores da época. Esses fundadores não eram exatamente inventores desconhecidos. Em vez disso, eles eram um grupo de empresas internacionais que queriam desenvolver um novo padrão de transferência de vídeo e áudio para as próximas décadas. Incluídos nos fundadores originais estavam Panasonic, Philips, Sony, Toshiba, RCA e muito mais. Além disso, a tecnologia também contava com o suporte de provedores de conteúdo como Disney, Warner Bros, Universal e outros. Também havia outros objetivos para o HDMI. Por exemplo, os fundadores queriam que a tecnologia fosse relativamente pequena e adicionasse compatibilidade de áudio. Assim, facilitando o uso para os consumidores. Logo após o desenvolvimento do padrão, o primeiro Centro Autorizado de Testes HDMI foi inaugurado em 2003, seguido em breve por outro centro no Japão, em 2004. Falando em 2004, naquele ano, apenas alguns anos após o desenvolvimento do padrão, expressivos 5 milhões de dispositivos HDMI foram vendidos.
O que significa HDMI?
Você pode muito bem saber o que é HDMI, mas o que significa HDMI? HDMI significa High-Definition Multimedia Interface ou, em português, algo como "Interface Multimídia de Alta Definição". O padrão visa fornecer vídeo e áudio de alta resolução (ou multimídia). Obviamente, o HDMI geralmente é seguido por um número - ou o número da versão. Como muitos outros padrões, o HDMI foi repetido ao longo dos anos e, quanto maior o número, mais recente será a versão do HDMI.
Recursos do HDMI
Há várias vantagens em usar o HDMI em relação a outros padrões. Por exemplo: o HDMI é capaz de transportar vídeo e áudio, o que oferece uma clara vantagem sobre os padrões mais antigos que só podiam transportar um ou outro. O resultado? Para o consumidor, que quer conectar seu console de jogos à TV ou algo semelhante, eles só precisam de um cabo. O HDMI ficou ainda mais versátil nas iterações recentes. Por exemplo, o padrão HDMI agora também pode transferir dados 3D e Ethernet – tudo em um único cabo –, que é um dos principais benefícios do HDMI. Isso torna muito mais fácil a configuração de um sistema de home theater do que seria sem essa tecnologia. É importante observar que o HDMI é um padrão de transferência de dados e possui conectores diferentes. Por exemplo, também existem os conectores Mini HDMI e Micro HDMI que às vezes são usados em dispositivos como filmadoras, notebooks ou tablets.
Benefícios do uso de HDMI
Agora que sabemos o que é HDMI, vamos descobrir seus benefícios. De fato, se você possui a TV ou notebook mais recente, talvez já tenha usado a tecnologia HDMI. No entanto, se você ainda não conhece as vantagens dessa tecnologia, confira abaixo.
Qualidade excelente
O HDMI é capaz de transmitir dados digitais não compactados e excelente qualidade de vídeo, mesmo com baixo brilho. A qualidade do vídeo supera outras alternativas, pois não há conversão no caso do HDMI. Ou seja, ele oferece e suporta resoluções mais altas e, como resultado, você obtém melhores resultados na tela. Além disso, a interface HDMI está disponível em muitos dispositivos inteligentes, como notebooks e tablets, portanto, eles podem ser conectados a uma TV de tamanho grande para torná-la um monitor maior para a visualização de tarefas diversas.
Criptografia
O HDMI garante a segurança dos dados. Você não pode explorá-lo e copiar ou piratear os dados que o percorrem. Ou seja, somente os dispositivos conectados e autorizados a receber os dados enviados por fontes HDMI podem exibi-los.
Integridade do sinal
Os cabos HDMI permitem que dispositivos habilitados para HDMI armazenem, transmitam e visualizem sinais digitais sem serem alterados em relação à entrada original. Não trata da conversão analógica para digital, razão pela qual a degradação do sinal é minúscula. Essa também é a razão pela qual os cabos HDMI são uma excelente opção para a transmissão de conteúdo de alta definição.
Menos complexidades
Como existe apenas um cabo que lida com todos os sinais de transmissão de áudio e vídeo, você não precisará entrar em uma rede de fios. Ou seja, o cabo da interface HDMI pode ser usado para transmitir sinais de áudio e vídeo. Portanto, cabos de áudio e vídeo separados não são mais necessários. Desse modo, a tecnologia simplifica a conectividade entre dispositivos com menos cabos, em vez de vários cabos usados anteriormente. Este cabo tem cerca de alguns milímetros de espessura e transmite todos os tipos de sinais, incluindo vídeo, áudio e informações de controle. Isso elimina a necessidade de conectar cabos diferentes e você pode fazer o trabalho sem problemas.
O que é HDMI 2.1?
De fato, o HDMI 2.1 foi a primeira grande alteração de versão desde o lançamento do HDMI. No entanto, é quase impossível argumentar que esse HDMI está próximo da versão original. Em suma, o HDMI 2.0 foi lançado em novembro de 2017 e aumentou a largura de banda para 48Gbps, com uma resolução máxima suportada de 120 Hz. Assim, quando pensamos sobre o que é HDMI, até o momento, podemos ter em mente que a versão 2.1 é a mais recente e robusta já criada.