• CENTRAL DE ATENDIMENTO
    • Televendas
      (17) 3222-2380
    • E-mail
      contato@mundoware.com.br
    • Whatsapp
      (17) 98116-3704
    • Skype
      mundoware.oficial
  • Login
MUNDOWARE
Filtros

Filtros Aplicados

Cor

Tipo de Cartucho

Fotocondutor

Mostrando 43 Produtos em 2 páginas
Mostrando 43 Produtos em 2 páginas

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Fotocondutor

Fotocondutor refere-se ao material que, quando exposto a uma fonte de luz, não importa a sua origem, tem a sua condutividade elétrica potencializada ou reduzida conforme a variação da luminosidade, isto é, quanto maior a exposição de luz, maior será a sua condução dentro de um circuito, o que refletirá diretamente no desempenho de um trabalho que se realize com esse material.

Essa tecnologia é muito utilizada na forma de cilindro fotocondutor, empregado em fotodetectores, identificáveis em fibra óptica, que se vale de suas características para registrar a luz recebida e transformá-la em pulsações elétricas guiadas por coordenadas para desenvolvimento de formas nítidas. O cilindro fotocondutor é verificado em sistemas que trabalham com imagens como copiadoras e impressoras.


A Função Do Cilindro Fotocondutor

A função de um cilindro fotocondutor nas engrenagens de uma impressora e copiadora é a de reproduzir imagens com ampla qualidade, pois a tecnologia na qual se baseia é avançada em comparação aos meios tradicionais de impressão, faz uso de laser ou luz de LED, o que aumenta consideravelmente a precisão do trabalho de impressão de imagens e melhora a nitidez. É composto por camadas finas que produzem efeitos de laminação muito eficientes para imagens eletrofotográficas.

 

 

O Registro De Imagens

A eletricidade estática é a chave para o trabalho de impressão e cópias de imagens por meio de cilindro fotocondutor. A eletricidade estática é toda forma de energia que não está em movimento, ou seja, está em repouso em um corpo, é uma carga acumulada em um objeto isolado. Essa concentração de energia tende a atrair objetos elétricos com campos opostos. Já deve ter ouvido a máxima “os opostos se atraem”, certo?

É exatamente com essa lógica que impressoras a laser trabalham, combinando campos elétricos opostos que se atraem e o cilindro condutor tem papel essencial para esse jogo de conciliação de opostos.

No começo do processo de impressão ou de cópia, ele recebe uma carga positiva que pode ser emitida por um rolo de carga, comum em impressoras, ou de um fio corona de carga, comum em copiadoras.

Depois dessa carga, a cabeça de impressão envia um laser simultaneamente ao giro do cilindro fotocondutor que obedece o mecanismo de impressão. O cilindro passa a ser uma espécie de “lousa” onde as letras e as imagens vão sendo escritas e “desenhadas”. As partes atingidas pelo laser mudam de carga, o que será fundamental para a etapa seguinte, que é a aplicação do pó do toner para materializar as informações registradas no cilindro no papel. O pó do toner é levado até o cilindro por meio do rolo revelador cuja função é transportar o conteúdo depositado no compartimento de toners.

Vamos ver se você captou a história de que os opostos se atraem. As partes atingidas pelo laser mudaram de carga, certo? O cilindro fotocondutor recebe inicialmente uma carga positiva, então, se o laser muda de carga, significa que as partes atingidas se tornaram negativas.

Então adivinha qual vai ser a carga do pó despejado pelo rolo revelador? Esse pó terá carga positiva, pois será atraído diretamente para as partes que se tornaram negativas no cilindro.

Imagine que você passe alguma coisa grudenta nas mãos, uma cola ou um creme, e depois coloque os membros dentro de um recipiente com granulado, coco ralado ou farinha. Consegue imaginar o resultado? As partes que estiverem com tal substância pegajosa são as que mais serão cobertas pela segunda substância. É o que ocorre com a impressão com cilindro fotocondutor.

Entendeu por que é uma tecnologia superior aos sistemas de impressão antigos? Compreendeu por que rende maior qualidade de impressão e aumenta a nitidez das imagens? O cilindro fotocondutor consegue registrar as informações captadas e transmitidas por raio laser.

É importante apontar que, para o bom funcionamento de mecanismos de registros de imagens com fotocondutor, é ideal que o componente tenha o tamanho adequado para receber a onda de luz no interior do equipamento, por isso, é necessário conferir sempre o modelo e marca do aparelho que utiliza ao fazer a reposição do cilindro fotocondutor. Temos opções das marcas mais conhecidas e usadas na atualidade.


​Vida Útil Do Cilindro Fotocondutor

Não existe um tempo pré-determinado de vida útil não só do material fotocondutor, mas do equipamento como um todo. Isso dependerá muito da forma de uso e das condições externas.

Leva-se em conta, por exemplo, o ciclo de trabalho: se este for superior ao que é recomendado para o cilindro fotocondutor em questão, naturalmente sua vida útil será menor.

Outro ponto a ser observado é o local de trabalho: se está impregnado constantemente de pó acumulado, se não recebe limpeza na frequência desejável ou, ainda, se o local é muito úmido ou quente demais.

A qualidade do toner, se há ou não manutenção no período adequado e não manuseio incorreto das peças são outros fatores que podem interferir na vida útil do cilindro fotocondutor.


É Preciso Comprar Outra Máquina Se o Cilindro Começar a Falhar?

Se o problema for apenas desgaste, não. Como deve ter notado, são várias peças envolvidas no trabalho duro da impressão ou cópia de imagens e, quanto mais trabalharem, mais desgaste sofrerão. E essas peças são substituíveis e saem mais em conta do que simplesmente comprar outro aparelho. Claro que deve optar por peças de boa procedência e compatíveis ao equipamento que utiliza, como as que fornecemos na nossa loja virtual.

Fazendo a compra certa, o material voltará a funcionar normalmente.


O Que Pode Melhorar Ou Piorar a Qualidade Do Cilindro?

Os demais componentes que compõem o sistema de registro de imagens têm influência direta sobre o desempenho do cilindro fotocondutor, pois é dependente do poder de trabalho desses, e mantê-los com a manutenção em dia e devidamente higienizados também contribuirá para maior longevidade da vida útil da peça.


Sinais De Que a Vida Útil Do Cilindro Está No Fim

Se você perceber que as impressões estão saindo com aspecto “apagado”, claro demais, é sinal de que a peça sofre com desgaste natural após tempo ou forte intensidade de trabalho.

Manchas laterais recorrentes nas impressões são um sinal de descamação nas extremidades das películas do fotocondutor, regiões que sofrem maior desgaste.

Outro indício de que a peça precisa ser trocada é quando surgem com frequência manchas aleatórias e que se repetem ao menos 4 vezes na impressão.


 

MUNDOWARE
Seja muito bem-vindo à Mundoware®
Especializada em toner, tinta, papel fotográfico, eletrônicos, acessórios de info e muitos outros produtos, a loja surgiu em 2015 com o objetivo de oferecer o melhor custo-benefício do mercado entregando produtos com ótimo preço e qualidade junto com uma experiência de compra descomplicada e segura.
Todos os Direitos Reservados. É vetada a reprodução total ou parcial das informações aqui veiculadas sem a expressa autorização da administração do site. Preços e condições de pagamento são válidos exclusivamente para compras realizadas via internet e poderão sofrer alteração sem aviso prévio.
CNPJ 10.473.915/0001-78 - Rua Presciliano Pinto, 851, Boa Vista - CEP 15025-100
Feito com ❤️ em São José do Rio Preto - SP
Fale Conosco pelo WhatsApp